quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A importância do currículo

O currículo escolar é um dos fatores mais difíceis a serem trabalhados pela escola.




Quem define o que e como a escola deve ensinar?  as escolas  têm a sua prática pedagógica determinada ou por orientações oriundas das secretarias de educação ou pelos próprios livros didáticos em que  isso resulta? Na maioria das vezes, em uma prática curricular muito pobre.  Existe uma concepção restrita de currículo,a grade curricular como se fosse   uma listagem dos conteúdos que devem ser tratados.muitos professores se orientam apenas pelos  índices dos materiais de apoio didáticos como livros e apostilas é indispensável que a escola faça reuniões para discutir a construção e uso do do currículo o qual é falado tanto na LDBEN quanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os diferentes níveis de ensino e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).













 Ribeiro (1989),  diz: ''o plano curricular concretiza-se na atribuição de tempos letivos 

 semanais a cada uma das disciplinas que o integram, de acordo com o seu peso relativo no

conjunto dessas matérias e nos vários anos de escolaridade que tal plano pode contemplar".

Ribeiro (1989), "Plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados

 deaprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de

 aprendizagem a promover” 




                 Vimos acima pontos importantes sobre curriculo, considarando o argumento supracitado e a relevância do mesmo opine sobre seu uso e sua construção. O que pode ser feito para aprimora-lo?



TIPOS DE CURRÍCULO


TIPOS DE CURRÍCULO


CURRÍCULO FORMAL, OFICIAL, PRESCRITO, EXPLÍCITO: É tudo aquilo que é imposto pelo sistema de ensino, como as LDB, PCN, Proposta pedagógicas.

CURRÍCULO REAL, EM AÇÃO: O que será realizado em sala, ou seja, é o planejamento de aula que o professor faz e vai praticar em sala de aula. Muitas modificações nesse processo podem ocorrer. É o planejamento e ação.

CURRÍCULO OCULTO, NULO: São todas as manifestações em ambiente escolar. São as simbologias que formam o ambiente escolar.  que não estão expressos em palavras ou não estão formalmente no papel.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

currículo escolar
Conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Geralmente, exprime e busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade. A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula.A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, orienta para um currículo de base nacional comum para o ensino fundamental e médio. As disposições sobre currículo estão em três artigos da LDB. Numa primeira referência, mais geral, quando trata da Organização da Educação Nacional, define-se a competência da União para "estabelecer em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum" .
Outras referências, mais específicas, estão no capítulo da Educação Básica, quando se define que "os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela" .
Finalmente, são estabelecidas as diretrizes que deverão orientar os "conteúdos curriculares da educação básica", que envolvem: valores, direitos e deveres e orientação para o trabalho.
A LDB sugere uma flexibilização dos currículos, na medida em que se admite a incorporação de disciplinas que podem ser escolhidas levando em conta o contexto local. No ensino nas zonas rurais, por exemplo, é admitida a possibilidade de um currículo "apropriado às reais necessidades e interesses dos alunos".
Citação bibliográfica: 
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos."Currículo escolar" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002, http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=72, visitado em 29/8/2012.
Fonte: http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=72